1 comments

Hotmail E-mail, MSN ou Outlook? Explicando os Emails da Microsoft

O serviço Hotmail e-mail, da Microsoft, sofreu uma série de mudanças nos últimos anos, e certamente teria sido interessante se os nomes dos produtos resultantes não fossem tão confusos. Quando alguém se refere a algo como Hotmail entrar ou Outlook, estão falando de qual serviço?

Atualmente, o nome “Outlook” pode se referir a um cliente de e-mail de desktop, um cliente de e-mail baseado na Web e um serviço de e-mail on-line chamado Outlook 365. E como se isso não fosse confuso o suficiente, ainda é comum o uso de termos como “Hotmail”, “Live Mail”, ou “Windows Live Hotmail”. Pretendo esclarecer tudo para que no final deste artigo você não tenha mais dúvidas.

Hotmail Email e outros Serviços Microsoft

Ao lado do Gmail, o Hotmail e-mail era um dos serviços mais reconhecidos do mundo. Em 1997, quando a Microsoft o comprou dos seus criadores originais, o Hotmail oferecia algo único que a maioria das caixas de entrada de e-mails não tinha: a independência total de provedores de internet como OI Mail, UOL Mail etc.

Hotmail Email MSN Outlook

⚠ Esta versão era chamada de MSN Hotmail e não existe mais.

A fase Windows Live Hotmail

Agora avance para o ano de 2005. A Microsoft anunciou um novo conjunto de serviços e produtos que foram projetados para estender a experiência do usuário no Windows. Esta nova suíte era chamada Windows Live, que você pode reconhecer em produtos como o Windows Live Writer (agora de código aberto) e o Windows Live Essentials.

Windows live Hotmail

É aqui que as coisas começam a ficar confusas. Como parte desse movimento, a Microsoft planejou eliminar o Hotmail e substituí-lo por um novo sistema de correio chamado Windows Live Mail. Mas quando os beta testers se queixaram da mudança e como eles preferiram a marca Hotmail, a Microsoft recuou e decidiu pelo nome Windows Live Hotmail.

A marca Windows Live foi descontinuada em 2012. Alguns dos serviços e produtos foram integrados diretamente no sistema operacional Windows (por exemplo, aplicativos para Windows 8 e 10), enquanto outros foram separados e continuaram por conta própria (por exemplo, o Windows Live Search tornou-se Bing, enquanto outros foram simplesmente abandonados.

Entra o Outlook E-mail

Na mesma época, a Microsoft introduziu o Outlook.com, que era essencialmente uma repaginação do Windows Live Hotmail com uma interface de usuário atualizada e recursos aprimorados. Muitas pessoas incorretamente referem-se a ele como o Outlook Online, mas não existe tal coisa.

E-mail Outlook.com

Para aumentar a confusão, novos usuários ainda são autorizados a criar e-mail @hotmail.com, mesmo que agora, Outlook.com seja o nome oficial do serviço de e-mail da Microsoft, que era anteriormente conhecido como Hotmail e Windows Live Hotmail.

Clientes de Webmail Microsoft

Antigamente, o site do Hotmail também era a interface web para o serviço de e-mail Hotmail. Não havia confusão de marcas, pois os serviços eram os mesmos. Sempre que você dissesse “Hotmail”, as pessoas sabiam do que você estava falando. Infelizmente, as coisas simplesmente não são mais tão simples.

Em 2011, apenas um ano antes de a Microsoft descontinuar a sua marca Windows Live, eles introduziram o Office 365. Na época, o Office 365 estava voltado para usuários empresariais e corporativos, mas com o tempo, também foi expandido para incluir consumidores domésticos. De muitas maneiras, o Outlook 365 é o que o Windows Live deveria ter sido.

Outlook 365

Como parte da divulgação da Microsoft para o Office 365, eles lançaram uma coleção de aplicativos da web chamada Outlook na Web (anteriormente conhecida como Outlook Web App) em 2015. Esta suíte incluiu quatro ferramentas separadas: Outlook Mail, Outlook Calendar, Outlook People e Outlook Tasks.

Para que fique bastante claro, o Outlook Mail é o cliente de e-mail da Web enquanto o Outlook.com é o serviço de e-mail fornecido pela Microsoft. O primeiro é usado para ver o último.

Clientes de e-mail desktop da Microsoft

A estratégia confusa de marca da Microsoft também se espalhou em seus produtos de desktop. Afinal, até recentemente, “Outlook” sempre significou “cliente de e-mail de desktop da Microsoft”. Foi só depois que eles enlouqueceram com essa estória de mudar os nomes dos produtos, que tudo se tornou excessivamente complicado.

O Outlook foi lançado na época do MS-DOS – mesmo antes do Windows 3.1 – mas realmente não fez muito sucesso até o Outlook 97, que foi empacotado como parte do Office 97. Com cada versão posterior do Office, incluindo o Office 2016, o Cliente Outlook para desktop também recebeu atualizações.

Outlook office 2016

Às vezes, essa versão para desktop é referida como o Office Outlook, mas o nome oficial é o Microsoft Outlook (ou simplesmente Outlook). Você pode ver como isso poderia ser confuso, dado todos os diferentes produtos e serviços relacionados ao Outlook por aí hoje, mas essa confusão não é apenas uma coisa recente.

Outlook Express – Programa Cliente de Email Extinto

Considere o agora extinto Outlook Express, que era um cliente de e-mail que passou a vir junto com o Internet Explorer a partir de 1996. Apesar de semelhanças no nome, o Outlook Express não estava relacionado com o Outlook de qualquer forma (exceto seu uso como um cliente de e-mail).

O Outlook Express foi sucedido pelo Windows Mail em 2005, na mesma época em que o Windows Vista foi lançado. Isto foi provavelmente devido a diferenças de infra-estrutura entre o Windows XP e o Windows Vista, razão pela qual os dois são semelhantes, mas o Windows Mail não pode ser usado em versões anteriores ao Vista.

Windows live Mail

Apenas dois anos mais tarde, em 2007, o Windows Mail foi sucedido pelo Windows Live Mail. Lembre-se como a Microsoft queria rebatizar o Hotmail como Windows Live Mail? Isso não tem nada a ver com isso. Hotmail tornou-se o Windows Live Hotmail enquanto o Windows Mail se tornou o Windows Live Mail.

No Windows 10, nenhum dos programas acima mencionados são relevantes, exceto o Outlook (que também pode ser chamado Office Outlook, se você quiser diferenciá-lo de todos os outros produtos relacionados ao Outlook disponíveis).

Resumindo

Se você chegou até aqui e sua cabeça está girando, não se preocupe. Isso é normal. A Microsoft realmente deu um tiro no pé com a mudança constante de nomes que é quase impossível acompanhar. Se você ainda está confuso, aqui está o que você precisa saber:

  • Outlook.com é o nome atual do serviço de e-mail da Microsoft, anteriormente conhecido como Hotmail.
  • O Outlook Mail é o aplicativo da Web que permite que você navegue na sua conta de e-mail do Outlook.com. É parte do conjunto de aplicativos da web do Outlook.
  • Outlook ou Office Outlook, é o cliente de e-mail de desktop da Microsoft. Ele pode ser usado com endereços de e-mail do Outlook.com ou com qualquer outro endereço de e-mail.

Todo o resto – incluindo o Outlook Express, o Windows Mail e o Windows Live Mail – não são mais relevantes a menos que você esteja usando versões desatualizadas do Windows. Isso ajudou? Você ainda está confuso? Conte-nos sobre isso nos comentários abaixo!

Uma Resposta

  1. Paolagm

Responder